sexta-feira, 3 de abril de 2009

O furacão Meyer



O que você falaria se eu te dissesse que uma mulher simples de 35 anos, dona de casa e mãe de três filhos foi eleita uma das pessoas mais influente do mundo?

Você no minímo acharia que eu estou ficando louca... pois acreditem o nome dessa mulher é Stephenie Meyer. E o feito que ela relizou? Conseguiu que seu best seller de estréia vendesse milhões de cópias mundo afora, virasse filme e acreditem ou não desabamcou a série do bruxinho juvenil Harry Potter e levou o prêmio de melhor livro do ano (o prêmio foi o Kids choice awards).

Esta norte-americana viu seu nome estampar os jornais com uma rapidez assutadora, virou capa de diversas revista e  participou de Twilight no cinema (claro uma pequena aparição que eu achei desnecessária mas...).

Até aí tudo bem mas o que eu relamente tenho a falar sobre isso?

 Como uma estudante de comunicação eu ouço que o brasileiro lê pouco, e eu acreditava veementemente nisso, eis que me deparo todo santo dia com pencas de gente lendo....no ônibus, no trem e no metrô, e também como uma boa jornalista eu curiosamente espio a capa dos livros, apesar de na maioria das vezes saber que eles são frutos desta mente brilhante....mas mesmo assim Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Breaking Dawn  tem suas capas fotografadas todos os dias pela minha mente.Eu nunva vi um livro tantas vezes na minha vida, na verdade tantos livros né.

Eis que me pergunto se o brasileiro lê pouco, creio que estamos vivendo um "boom" na leitura ou uma imensa curiosidade vampiresca....
Agora outra pergunta me vem a cabeça, nós lemos pouco por que não nos interessamos pela leitura? ou lemos pouco por que os livros são pouco interessantes?

3 comentários:

Beatriz Cotrim disse...

Como sempre, adorei o seu post. Vc faz o ato de escrever parecer mais simples do que é.
Agora, vou tentar responder sua pergunta, Pâm... Acho que não há nos brasileiros o hábito de ler (generalizando, claro). Então, não adianta empurrar clássicos goela abaixo das pessoas, imaginando que elas vão conseguir absorver tudo aquilo. Por isso, livros com leitura mais fácil (não burros, entenda) não devem ser desestimulados. Pelo contrário, eles criam esse costume de ler. E a série Crepúculo é excelente para isso. Além, é claro, de ter o personagem mais perfeito de todos... *.*

Regina Buffolo disse...

Eu concordo com a Bia.Brasileiro não tem o hábito de ler.

Mas eu também vejo, todos os dias quando pego o ônibus,dezenas de pessoas lendo. E as leituras vão de livros de auto-ajuda a clássicos do vestibular (o que eu acho um erro também, porque forçar uma pessoa a ler Dom Casmurro, por exemplo, só a faz ter raiva e ler com pressa um dos melhores livros da história da literatura, que merece ser lido com prazer).

Mas realmente, nos últimos tempos, essa série de livros (muito bons!) tem sido presença garantida nas mãos dos meus companheiros de viagens. Chega a desbancar o Caçador de Pipas, que antes reinava quase absoluto.

Por isso acho que autores como Sthephenie Meyer merecem títulos como esse que ela ganhou, de uma das pessoas mais influentes do mundo, assim como J.K. Rowling, de Harry Potter e Tolkien d'O Senhor dos Anéis também mereceram antes dela, porque para fazer alguém se equilibrar com uma mão só em um ônibus lotado, só para não ter que dar um tempo em sua leitura,já merece muito crédito.

Fazer muitas pessoas fazerem isso então, merece muito mais que um lugar em uma lista, merece aplausos. De pé.

Patricia Perez disse...

OiPâmela, Tudo bem?

Meu nome é Patricia Perez, estou trabalhando na divulgação do 5º Concurso Universitário de Jornalismo CNN. Acredito que isso possa ser interessante para você e para os leitores do À Meia Luz.

As inscrições começaram no dia 24 de março e podem ser feitas até dia 29 de junho de 2009. O tema deste ano é “O uso da tecnologia no desenvolvimento social'.

A novidade de 2009 é que o estudante poderá enviar o vídeo de até 2 minutos pelo YouTube, sendo que ele poderá produzir quantas matérias quiser. O concurso é válido somente para estudantes de jornalismo.O ganhador conhecerá os estúdios da CNN International, além de ter sua matéria exibida pelo canal.

As inscrições podem ser feitas no site:

www.concursocnn.com.br

Acompanhe ainda as novidades no Blog:

http://www.concursocnn.com.br/2009/blog/

e fique à vontade para esclarecer quaisquer dúvidas comigo,

por este email ou pelo telefone: (11) 3711-8131

Obrigada pela atenção.

Patricia Perez

patricia@ichimps.com.br